Meu nome é Marco Antônio de Paulo Júnior, e nasci em 1991 em belo horizonte - MG. Estudei toda minha vida na Escola Efigênia Vidgal, na qual já começaria meu interesse pela medicina. Em 2009 graduei no ensino médio e comecei minha jornada, tal qual esta que quero contar um pouco mais para vocês leitores.
Assim que me formei no ensino médio, comecei uma busca por uma graduação de ensino superior para Medicina, e fiquei de 2010 a 2013 fazendo cursinho e tentando vestibulares. Porém minhas tentativas não foram bem sucedidas e decidi iniciar uma graduação diferente em 2014. Prestei o ENEM em 2013 e passei em biologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e comecei a cursa-la em 2014.
Me mudei para São Carlos e iniciei minha graduação de Biologia. Ao decorrer da graduação, me deparei com o mercado de trabalho da área e tive algumas experiências dentro do ambiente acadêmico que não me agradaram muito. Frente a isso, percebi que não era essa a área que eu queria atuar, apesar de amar as matérias, ser biólogo não era minha vocação e não me traria uma alegria genuína ao trabalhar com isso. Então no final de 2014, após um ano de curso, decidi trancar a faculdade e voltei para minha cidade natal (BH) e iniciei uma nova graduação em uma área completamente diferente.
Em 2015 comecei meus estudos em Economia, e nessa graduação eu aprenderia muito sobre estudo, disciplina e mercado de trabalho. Durante o curso de economia, pude aprender sobre o desenvolvimento político e econômico do Brasil e do mundo, tive a oportunidade de trabalhar em grupo e conhecer uma diversidade de ideias das quais eu não tinha conhecimento antes. Durante a faculdade, trabalhei em setores diversos e abri uma empresa em 2019. Concluí a graduação em 2020 meio a pandemia e segui trabalhando como empresário.
Foi somente nesse período que a ideia de fazer medicina voltaria a passar pela minha cabeça. Em 2022 vendi minha empresa e comecei a testar novas áreas de atuação. Estudei programação e marketing digital, além de um pouco de edição e paralelo trabalhava com piscicultura e com merketing. Nesse período da minha vida, estava um pouco perdido sem saber o caminho que deveria seguir, com medo da idade (já com 31 anos) ser um impeditivo para iniciar uma nova jornada que seria árdua e longa, fazer uma graduação de Medicina e realizar aquele sonho antigo de criança de ser médico.
Então em Agosto de 2023, decidi realizar o vestibular da UniBH para medicina e passei com sucesso na prova. Muito empolgado e com medo dos desafios que poderiam resultar desta decisão, pensei muito antes de decidir se iria, ou não, embarcar nesse novo ciclo em minha vida. Após tomar a decisão, me encontro hoje no meu primeiro período de Medicina e empolgado com este novo sistema de ensino oferecido pelo UniBH, no qual quebra com o método tradicional em que o professor trás conhecimento para os alunos. Neste método inovador, o aluno é protagonista de seu próprio estudo e aprende a "aprender" e a buscar informações independentemente e o professor o auxilia direcionando os melhores caminhos e incentivando a busca por informações relevantes.