Nesta segunda etapa do estágio, focamos em continuar o trabalho que iniciamos na primeira etapa com os atendimentos de puericultura. Como comentei da ultima vez, realizamos o treinamento das ACSs sobre o programa crianças que chiam. Em seguida, aproveitamos a temática para desenvolver um projeto de intervenção para a UBS a fim de melhorar a busca, identificação e tratamento dessas crianças. Utilizamos, então, um formulário disponível no programa crianças que chia para a classificação de gravidade dessas crianças. Tivemos alguns problemas para identifica-las e não obtivemos muito apoio das ACSs com a aplicação. Muitas relataram que as famílias não queria receber visitas ou que não existiam crianças em sua região que possuíam os sintomas da Asma. Realizamos algumas visitas nós mesmos, e observamos que as famílias das crianças asmáticas tinham muitas dúvidas e necessitavam, além da avaliação, de orientação, principalmente a respeito do uso do espaçador.
Dando seguimento ao trabalho, elaboramos um questionário no google forms e identificamos as famílias que buscam medicamentos para Asma na farmácia da UBS. Dessa formas, conseguimos ver que existiam muitas crianças na região, as quais as ACSs desconheciam. Além disso, fomos muito bem recebidos (por mensagem) e as famílias contatadas demonstraram grande interesse e terem diversas dúvidas acerca do assunto. Em suma, observamos um certo descaso com nossos esforços para aplicar o questionário, mas ainda sim decidimos seguir em frente e escrever o trabalho. Ele está pronto no momento, e irei disponibiliza-lo aqui, o qual será apresentado na mostra de PMSUS no dia 04/06, em forma de uma Banner o qual também irei deixar disponível.
Além disso, alguns dias participei de atendimentos por profissionais da UBS. Pude vivenciar diversos casos interessantes e que auxiliaram muito na minha jornada como futuro profissional da saúde. Espero semestre que vem ter a chance de continuar no mesmo local, com a mesma preceptora e de preferência ainda no mesmo horário!