Na aula de TBL do primeiro ciclo, acabei postando sobre as aulas que tivemos e sobres as questões discutidas nelas. Contudo, nesse segundo ciclo do semestre, referente a D2, resolvi fazer de maneira diferente. Como eu não utilizo o portifólio como ferramente de estudo, acho que organizar essa parte irá fazer muito mais sentido dessa forma, sendo mais prático para eu escreve-lo como para minha tutora ler e revisar meu portifólio. Irei contar um pouco sobre os módulos do TBM e como essa aula é trabalhada e construída, minhas impressões, minhas sugestões de mudanças e minha percepção do que é benéfico.
Nas aulas de TBL dessa segunda parte do primeiro semestre, iniciamos uma semana mais tarde para discutir o assunto iniciado na tutoria da semanada passada. Como sempre, a professora Ludmila nos perfomou excelentes aulas, com informações completas e de maneira clara e objetiva. Essa é uma das únicas aulas que temos que tem um teor expositivo, e sinto muito falta desse tipo de aula, então o TBL é uma das minhas aulas preferidas e que mais aprendo e absorvo conhecimento.
Dentro dessa nossa segunda etapa, a professora realizou 7 encontros com matérias distintas. Ireis falar um pouco de cada um desses encontro e comentar, no final, o que eu enxergo nessa aula.
No primeiro encontro, o foco foi placenta e circulação fetal. É um tema muito denso e de um alto ter de conteúdo, acredito que poderia ter sido melhor trabalhado, não pela professora, mas pela organização de conteúdo do método. Como aprendemos por estudo de caso e não por aula expositiva, essa magnitude de conteúdos que "jogam" na gente acaba sendo desgastante muitas vezes. E o maior problema é não saber onde parar os estudos, o que acaba acarretando em estudar a mais do que o necessário. O que não seria ruim, se tivéssemos tempo para isso, o problema é que o tempo é escasso, não temos finais de semanas para descansar por que temos que completar as atividades da semana e, algumas vezes, realizar trabalhos e atividades complementares. Dito isso, também devo acrescentar que não gosto muito do assunto de embriologia, o que acaba gerando um certo desconforto também na hora dos estudos.
Na segunda aula, o assunto ainda estava em embriologia e desenvolvimento fetal/embrionário. Porém, focamos mais em síndromes cromossômicas e genéticas, além de exames para identifica-las. Esse ja foi um assunto bem mais prazeroso de estudar. Gosto muito da parte de genética, o que aguça minha curiosidade e participar da aula se torna mais suave e prazeroso. A professora Ludmila tem uma ótima didática e uma preocupação muito evidente com o entendimento dos alunos, o que reforça ainda mais o aprendizado nessas aulas.
A partir da terceira aula, iniciamos um novo assunto, o tão sonhado METABOLISMO. Ah, como eu amo estudar essa matéria, metabolismo é um dos assuntos que mais me fascina, o que reflete no fato de eu ter vontade de me especializar em endocrinologia. Nos próximos TBL's, tratamos de diversos assuntos metabólicos, iniciando pelo metabolismo da glicose, seguido pelo metabolismo dos lipídeos, e por fim das proteínas. Estudamos e discutimos também sobre a síndrome metabólica, e os problemas do desequilíbrio de cada um dos metabolismo estudados. Por fim, foi uma excelente matéria de se estudar, gostei muito, apesar das questões em grupo que a Ludmila nos passa no inicio da aula, serem um tanto quanto confusas, eu acredito que aprendemos bastante com as aulas dela.