Nesta aula, temos o primeiro caso problema da SP 2. A professora nos passou o seguinte texto para analisarmos e identificar os problemas e hipóteses contidos nele:
"A Dra. Clara é médica da Saúde da Família e há alguns dias recebeu a solicitação
da Diretora da Escola Estadual de seu território para uma reunião. Chegando lá,
encontrou a Diretora Ana e as Professoras Roberta e Paula:
“–Boa tarde, Dra. Clara! Nós a chamamos, pois ficamos sabendo que agora os
estudantes da medicina estão na unidade do nosso bairro. Pensamos em realizar
algumas ações em parceria...”
“– Que ótima ideia, Sra. Ana! Temos estudantes muito interessados nessa turma!
O que vocês têm em mente para começarmos?”
Roberta, professora na escola há mais de 20 anos, desabafa:
“– Ah, doutora, são tantos os problemas! Mas o que mais me incomoda agora é
a agressão entre os alunos. Sei que está essa moda de bullying, mas por aqui o
problema é bem mais sério do que essas coisas que passam na televisão... Só
para citar um exemplo, recebi ontem na minha sala o Jackson. Ele tem 14 anos e
sempre foi um bom aluno! De uns tempos para cá, não estuda mais, falta muito
e falou que não quer mais sair de casa. Come salgadinhos o dia inteiro e disse
que sua vida acabou... Tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu corpo,
perguntou quanto tempo demora para que ele tenha pelos e que tem vergonha
de tirar a camiseta no futebol e não joga mais. Eu acho que é alguma coisa com
as glândulas mamárias ou um problema hormonal.”
A Dra. Clara suspira e pensa em como pode ajudar Jackson..."
Depois de ler e analisar o texto, chegamos nos seguinte problemas e hipóteses:
Problemas
Agressão entre alunos.
Normalização do bullying .
Jackson não estuda mais, falta muito e não quer mais sair de casa. Ele fala
que sua vida acabou.
Má alimentação do Jackson (come salgadinhos durante o dia).
Jackson possui vergonha e dúvidas em relação ao desenvolvimento do seu
corpo; Não joga mais futebol.
A professora Roberta possui dúvidas em relação ao desenvolvimento
biológico de Jackson (relacionado a sua faixa etária).
Hipóteses
Os alunos estão praticando e sofrendo bullying
Devido a grande recorrência do bullying e a falta de punições e medidas
efetivas sobre ele, além do desconhecimento sobre o assunto, há a
normalização deste tema.
Jackson está sofrendo bullying em relação às transformações de seu corpo,
gerando um trauma.
SP 2.1- A UBS na escola (18/03/2024) 2
Jackson sofre compulsão alimentar em decorrência ao bullying
Jackson está insatisfeito com o seu corpo, devido a diferença de
Desenvolvimento comparado com os outros colegas
Após formularmos as hipóteses do caso, formulamos as seguintes questões de aprendizado para estudar e trazer as respostas para a próxima aula:
QA’S:
1. O que é o bullying e quais suas consequências (compulsão alimentar)?
2. O que é a puberdade masculina? E quais suas alterações físicas e
psicológicas?
3. Explique as estruturas e os hormônios relacionados ao sistema reprodutor
masculino?
4. Explique o processo de gametogênese masculina.
5. Explique o crescimento das glândulas mamárias durante a puberdade
masculina.
6. Quais são os exames necessários para o acompanhamento do
desenvolvimento da puberdade masculina?
Na semana seguinte, cada aluno trouxe suas respostas baseada na pesquisa quem realizou em casa, e estas foram as minhas respostas:
1 - O bullying é um ato repetitivo e agressivo, no qual uma ou mais pessoas tentam prejudicar deliberadamente outra pessoa, geralmente de forma verbal, física ou psicológica. Normalmente, o bullying ocorre enquanto a vítima e o agressor estão presentes no mesmo ambiente social, como escola ou trabalho, mas com o advento das mídias sociais, o bullying online tornou-se um problema relevante. Os efeitos do bullying podem ser extensos e afetar a vítima e o comportamento e a saúde mental do agressor.
Confira algumas das consequências a seguir:
Impacto na saúde mental: Os indivíduos vítimas de bullying frequentemente experienciam ansiedade, depressão e estresse. Além do constante medo de ser alvo de agressões, ocasionando problemas de saúde mental a longo prazo.
Isolamento social: O bullying pode levar à exclusão social, causando o isolamento da vítima de seus grupos sociais, (família, colegas, amigos). Tendo como resultado, solidão e dificuldade em formar relacionamentos saudáveis.
Baixa autoestima: Vítimas de bullying, frequentemente internalizam as mensagens negativas que recebem, podendo afetar sua autoimagem e autoestima.
Desempenho acadêmico prejudicado: O estresse causado pelo bullying, interfere no desempenho escolar das vítimas, ocasionando em notas mais baixas e dificuldades de concentração.
Comportamentos de risco: Algumas vítimas de bullying utilizam-se de 9comportamentos de risco, como por exemplo o uso de drogas, álcool ou automutilação, de forma a lidar com o sofrimento emocional.
Em resumo, o bullying pode desencadear problemas de comportamento alimentar, já que as pessoas que sofrem bullying, têm maior probabilidade de desenvolver transtornos alimentares, como é o exemplo da compulsão alimentar.
A compulsão alimentar, é caracterizada pela ingestão excessiva e descontrolada de alimentos em um curto período de tempo. O estresse, a pressão social e a baixa autoestima associados ao bullying, podem levar a comportamentos alimentares desordenados.
FONTE:
https://www.scielo.br/j/csp/a/pQVzg4vN5DhKWsRLmnYqPQg/
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2019000100001
2 - Entende-se por puberdade as mudanças do corpo consequentes às alterações biológicas que ocorrem no final da infância e início da adolescência e que resultam na maturidade física e capacidade de procriação. Em 1970, Marshall e Tanner estabeleceram critérios para a avaliação do desenvolvimento puberal dos adolescentes segundo os caracteres sexuais secundários, relacionando-os com o crescimento estatural e a maturidade sexual. Podemos separar a puberdade em 2, a puberdade masculina e a puberdade feminina. O início da puberdade masculina é um pouco menos marcante do que a feminina, que iremos ver na SP seguinte. O primeiro sinal físico da puberdade Masculina é o aumento testicular, que adquire uma medida maior que 3 cm³, e a bolsa escrotal que fica com a pele mais fina e com uma coloração mais avermelhada. Esse fenômeno é esperado que ocorra entre 9 - 14 anos. Lentamente o escroto e os testículos aumentam de volume e o pênis cresce em comprimento e posteriormente em diâmetro. O aumento da glande peniana leva às características do adulto, em média 3 a 4 anos após o início das mudanças. A espermarca costuma ocorrer antes desse processo final, junto ao aumento da bolsa escrotal e do volume testicular associados ao aumento peniano. Nessa etapa também pode ocorrer a Ginecomastia, falaremos mais dela nas questões seguintes.
Os pelos pubianos costumam aparecer na base do pênis por volta de 6 a 12 meses após o início do aumento do volume testicular. Inicialmente são lisos e finos que aos poucos vão aumentando em quantidade, distribuição e espessura. Iniciam poupando as virilhas mas posteriormente cobrem toda a região pubiana. Os pelos no restante do corpo também sofrem mudanças. Os pelos dos braços e pernas se tornam mais escuros e espessos, os pelos axilares e faciais surgem cerca de 2 anos após os pubianos. A variação hormonal e o início das glândulas apócrifas fazem com que surjam a sudorese e os odores corporais, assim como a acne. A figura abaixo é um resumo do desenvolvimento da genitália e do desenvolvimento pubiano desenvolvidos por Marshall e Tanner:
O crescimento também é afetado pela puberdade. Ele é resultado da proliferação de condrócitos (células maduras com diminuição de sua atividade metabólica, responsáveis pela manutenção da matriz e pelo controle metabólico da cartilagem na qual se encontram.) nas cartilagens de crescimento, o que depende de alguns fatores, tendo os hormônios suma importância. O GH (growth hormone) junto com o IGF -1 (fator de crescimento símile à insulina tipo 1, antigamente denominado somatomedina. Ele é um hormônio produzido principalmente pelo fígado e estimulado pelo GH) associados aos androgênios e os hormônios tireoidianos promovem a condrogênese (processo de desenvolvimento da cartilagem), enquanto os corticosteroides a inibem. Já o estrógeno promove o crescimento linear estimulando o GH e o IGF-1 mas ao mesmo tempo fecha as epífises (epífises são formadas por osso esponjoso revestido por uma delgada camada superficial de osso compacto, a cartilagem epifisária é a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral do osso). A puberdade é marcada pela ativação do eixo GH/IGF-1 que, com suas interações com esteroides gonodais, promovem o estirão, crescimento e aceleração do crescimento que acontece na adolescência, com duração de cerca de 2 anos, e que pode atingir até 20% do total da estatura final do indivíduo. No sexo masculino, o Estirão acontece nos estágios G3 e G4 de Tanner e desacelera no G5, além de ocorrer mais tardio, o pico de crescimento é maior em meninos do que em meninas. Também se observa nessa fase, sob influência da testosterona, crescimento das cordas vocais e mudança de voz, com uma fase inicial de oscilação entre a voz infantil e adulta até atingir a maturidade e estabilidade vocal.
O crescimento estimulado pela puberdade nos adolescentes acontece no sentido distal proximal, iniciando-se pelas extremidades como mãos e pés, em seguida pelos membros pernas e braços e por fim o tronco. O potencial de crescimento linear é determinado geneticamente, mas existem vários fatores hormonais de ação local ou sistêmica que podem intervir. Durante a adolescência, também é importante ressaltar o aumento considerável da densidade óssea. Cerca 75% do cálcio do homem é adquirido nessa época, o que se faz importante o acompanhamento da vitamina D para evitar problemas ósseos na vida adulta.
A puberdade é marcada também pelo ganho de peso e alteração na composição corpórea. Homens têm maior ganho de massa muscular, em comparação a mulheres que têm maior ganho de gordura. Nessa fase, observa-se um incremento de peso correspondente a 50% do peso final do indivíduo, consequência do aumento da massa gorda, massa magra e do desenvolvimento interno. Além disso, existe um incremento significativo da capacidade, força e resistência dos sistemas cardiovasculares e respiratórios, além de um aumento do tamanho e peso de todos os órgãos.
Na puberdade, também iniciam-se algumas mudanças psicológicas. A mais importante de todas é o desejo sexual que surge nessa época devido às alterações hormonais. Mas também é observado oscilações de humor constantes e sintomas de transtornos psicossociais devido ao questionamento e comparação dos seus próprios corpos com os de colegas da mesma idade.
FONTE:
Medicina do adolescente, fundamentos e prática (Maria Sylvia de Souza Vitalle, Flávia Calanca da Silva, Aline Maria Luiz Pereira, Rosa Maria Eid Weiler, Sheila Rejane Niskier, Teresa Helena Schoen)
3 - No sistema reprodutor masculino, O Hipotálamo, libera um hormônio chamado de Hormônio liberador de gonadotrofinas, GnRH que controla a adeno-hipófise (parte anterior da hipófise) e estimula a liberação por esta de duas gonadotrofinas: FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante). Por sua vez, o FSH e o LH atuam nas gônadas (glândulas sexuais, que no caso dos homens são os testículos). O FSH, junto com os hormônios esteroides gonadais, é necessário para iniciar e manter a gametogêneses. Já o LH atua sobre células de Leydig, presente nos testículos, que por sua vez produzem a testosterona.
FONTE:
Fisiologia Humana, uma abordagem integrada (Dee Unglaub Silverthorn)
4 - Na gametogêneses, as células germinativas, ou espermatogônias, das gônadas embrionárias primeiro sofrem uma série de divisões mitóticas que aumentam o seu número. Após isso, as células germinativas estão prontas para sofrerem meiose, processo de divisão celular que forma os gametas. No primeiro estágio da meiose, o DNA das Espermatogônias (2n) são replicados até que cada cromossomo seja duplicado (possuímos 46 cromossomos, que duplicados se tornam 92). Essa célula com 92 cromossomos é chamada de Espermatócito primário (4n). Nesse estágio, diferente da mitose, na meiose os cromossomos se organizam em cromátides irmãs, onde ficam lado a lado os pares de cromossomos duplicados, unidas em uma região chamada de centrômero. Assim as células ficam prontas para iniciar a divisão meiótica. Na primeira divisão meiótica, surgem 2 células (2n) chamadas de espermatócitos secundários, estes recebem uma cópia de cada autossomo e gameta sexual duplicados. Na segunda divisão meiótica, as cromátides-irmãs se separam e formam duas células (n) chamadas de espermátides. Essas por suas vez, desenvolvem-se para espermatozoide. Cada espermatócito primário origina 4 espermatozoides.
FONTE:
Fisiologia Humana, uma abordagem integrada (Dee Unglaub Silverthorn)
5- O aumento das glândulas mamárias masculinas é conhecido como ginecomastia, que corresponde à hipertrofia do tecido glandular mamário em homens. Durante a infância e a puberdade, o aumento da mama masculina é normal (ginecomastia fisiológica). O aumento geralmente é transitório, bilateral, amolecido, firme e simetricamente distribuído sob a aréola. A ginecomastia fisiológica que se desenvolve durante a puberdade geralmente se resolve em 6 meses a 2 anos. A maioria dos crescimentos é causada por proliferação do estroma (tecido conjuntivo vascularizado que forma o tecido nutritivo e de sustentação) e não dos ductos mamários.
FONTE:
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-geniturin%C3%A1rios/endocrinologia-reprodutiva-masculina-e-dist%C3%BArbios-relacionados/ginecomastia
6- A avaliação adequada da puberdade necessita, primeiramente de uma anamnese completa, observando detalhes do nascimento, gestação, antecedentes pessoais e familiares sendo fundamental observar a puberdade dos pais. No exame clínico, realizar um exame físico geral, estadiamento puberal (segundo critérios de Tanner), estatura e peso para posterior comparação. É importante observar o IMC (divide-se o peso pela altura ao quadrado) para análise de obesidade e, ou baixo peso. Na avaliação laboratorial é importante constar avaliação hormonal. idade óssea, ultrassom masculino em caso de algum tipo de alteração nos exames anteriores e em alguns casos específicos pode-se ser necessária uma ressonância magnética do crânio.
FONTE:
Medicina do adolescente, fundamentos e prática (Maria Sylvia de Souza Vitalle, Flávia Calanca da Silva, Aline Maria Luiz Pereira, Rosa Maria Eid Weiler, Sheila Rejane Niskier, Teresa Helena Schoen)
Após cada aluno compartilhar suas respostas, nosso redator ficou responsável em unir as respostas da turma e realizar uma nova síntese das questões, e essas foram as respostas finais :
1 -O que é o bullying e quais suas consequências (compulsão alimentar)?
O bullying é um ato de agressão iminente, intencional e repetitiva, marcada por desequilíbrio de poder. Ele divide-se em direto e indireto: o direto é caracterizado por agressões físicas e verbais, e o indireto está relacionado à exclusão social e utilização das redes sociais para afetar a vítima atrelado ao cyber-bullying. O bullying pode ser classificado de diversas formas, tais como: verbal (xingamentos, declarações negativas e/ou utilizo de insultos), físico (utilizo da violência física, como, por exemplo, tapas, chutes e empurrões), psicológico (piadas, exclusões e/ou boatos) e virtual (postagem e/ou envio de conteúdo negativo nas mídias sociais). As principais consequências são: ansiedade, transtornos do sono, recusa de ir ao trabalho ou à escola, baixa autoestima, depressão, baixo rendimento escolar, fobias e suicídio. Os transtornos alimentares também podem ser causados e mantidos por fatores psicológicos, metabólicos, biológicos, familiares, escolares ou socioculturais. No caso do agressor, as consequências de praticar bullying são: temperamento explosivo, personalidade violenta, dificuldade de encontrar/manter um emprego e amizades limitadas.
2 - O que é a puberdade masculina? E quais são suas alterações físicas e psicológicas?
A puberdade masculina é o período em que os meninos se desenvolvem fisicamente e sexualmente para se tornarem homens, tais mudanças ocorrem por volta dos 9 anos. Este processo inclui o crescimento dos pelos faciais e corporais, o aumento da massa muscular, crescimento das cordas vocais e a mudança na voz (oscila entre a voz infantil e a voz adulta até atingir a maturidade e estabilidade vocal), o desenvolvimento dos órgãos sexuais, aparecimento de acnes, alargamento do tórax e a espermarca (primeira ejaculação). O primeiro sinal físico da puberdade masculina é o aumento testicular e a mudança na pele da bolsa escrotal, que fica mais fina e mais avermelhada. Os pelos pubianos costumam aparecer na base do pênis por volta de 6 a 12 meses após o início do aumento do volume testicular. A variação hormonal e o início das glândulas apócrinas fazem com que surjam a sudorese e os odores corporais, assim como a acne. O crescimento, mais conhecido como estirão, também é estimulado pela puberdade, pois é resultado da proliferação de condrócitos nas cartilagens de crescimento, o que depende de alguns fatores, tendo os hormônios suma importância. O estirão inicia-se pelas extremidades como mãos e pés, depois pelos membros pernas e braços e por fim o tronco. Outra mudança significativa durante a puberdade masculina são as alterações psicológicas, como por exemplo: desejo sexual, oscilações de humor constantes, alteração no sono e sintomas de transtornos psicossociais devido ao questionamento e alteração do próprio corpo com os de colegas da mesma idade.
3 - As estruturas do sistema reprodutor masculino são:
- Pênis: possui função de ereção
- Escroto: é um saco de pele grossa que cerca e protege os testículos. O escroto também atua como um sistema de controle de temperatura dos testículos.
- Testículos: são corpos ovais onde ocorre a produção de esperma(que carrega os genes masculinos) e a produção de testosterona (principal hormônio sexual masculino).
- Epidídimo: é formado por um único tubo microscópico e possui como principal função o recolhimento do esperma nos testículos, proporcionando-lhe o meio para que amadureça e adquira a capacidade de mover-se através através do sistema reprodutor feminino e fertilize um óvulo.
- Canal deferente: possui como principal função transportar o esperma do epidídimo até a parte prostática da uretra.
- Uretra: constitui a parte das vias urinárias que transporta a urina desde a bexiga e é a parte do sistema reprodutor através da qual o sêmen é ejaculado.
- Próstata: localiza-se abaixo da bexiga e envolve a uretra.
- Vesículas seminais: a próstata e as vesículas seminais produzem um líquido que nutre o esperma.
Os hormônios relacionados ao sistema reprodutor masculino são:
- FSH: produzido pela glândula pituitária, o FSH tem como principal função estimular o crescimento e desenvolvimento dos testículos, além de ser responsável pela produção de espermatozoides.
- LH: hormônio produzido pela glândula pituitária e é responsável por estimular a produção de testosterona pelos testículos.
- GnRH: produzido pelo hipotálamo, o GnRH estimula a liberação do LH e o FSH pela glândula pituitária.
- Testosterona: é o principal hormônio masculino, que desenvolve um papel fundamental no desenvolvimento dos órgão sexuais masculinos e na regulamentação da produção de espermatozoides.
4 - Na gametogênese masculinas, as células germinativas/espertamogônias, das gônadas embrionárias primeiro sofrem uma série de divisões mitóticas que aumentam o seu número. Após isso, as espermatogônias estão prontas para sofrerem meiose. No primeiro estágio da meiose, o DNA das espermatogônias (2n) são replicados até que cada cromossomo seja duplicados. Essa célula com 92 cromossomos é chamada de espermatócito primário (4n). Nesse estágio, os cromossomos se organizam em cromátides irmãs, onde ficam lado a lado os pares de cromossomos duplicados, unidas em um região chamada de centrômero. Dessa forma, as células estão prontas para iniciar a divisão meiótica. Na primeira divisão meiótica, surgem 2 células (2n) chamadas de espermatócitos secundários, que recebem uma cópia de cada autossomo e gameta sexual duplicados. Na segunda divisão meiótica, as cromátides-irmãs se separam e formam duas células (n) chamadas de espermátides. Tais células iram desenvolver-se em espermatozoide (cada espermatócito primário origina quatro espermatozoides).
5 - Ginecomastia é o termo utilizado para referir-se ao aumento das glândulas mamárias no sexo masculino. É importante ressaltar a diferença entre ginecomastia e pseudoginecomastia: a pseudoginecomastia é quando as mamas parecem estar aumentadas em homens com sobrepeso. Entretanto, essa condição é causada por um aumento do tecido adiposo em torno das mamas, não um aumento do tecido da glândula na mama. O desenvolvimento das mamas pode ocorrer, de forma fisiológica e transitória em três fases da vida: em recém-nascidos, na adolescência durante a puberdade, e na senilidade. A ginecomastia na adolescência, na maioria dos casos, é causada pelas alterações hormonais da puberdade, mas em raros casos pode ser causado por doenças em órgãos, síndromes genéticas ou pelo uso de medicamentos (exemplo: anabolizantes). Na maioria dos casos, a ginecomastia não requer tratamento. Algumas vezes, porém, é necessário utilizar medicamentos como o tamoxifeno, que impede a ação di estrógeno. Outras vezes, é necessário somente a remoção do fator causal (exemplo: medicamentos) ou tratamento de uma doença subjacente.
6 - Para fazer a avaliação da puberdade masculina, é necessário fazer uma anamnese completa, observando os detalhes do nascimento, gestação, antecedentes pessoais e familiares, sendo fundamental observar a puberdade dos pais. Os exames necessários para o acompanhamento o desenvolvimento da puberdade masculina são:
- Exame físico completo: deve conter a medição da altura, IMC, avaliação da maturação sexual (Tanner staging), avaliação dos genitais, avaliação a distribuição e pelos corporais);
- Dosagem de hormônios: testosterona, posologia usual, LH, estradiol e ECG;
- Hormônios de imagem: radiografia da mão e do punho (avalia o estágio de maturação esquelética) e ultrassonografia testicular (avalia o tamanho e a morfologia dos testículos);
- Exames complementares: contagem de espermatozoides (em caso de atraso no desenvolvimento sexual) e densidade óssea (avalia a saúde óssea durante a puberdade)