Nessa oficina de trabalho, só tivemos que assistir alguns vídeos e ler um artigo. Os vídeos falavam sobre Estado de bem-estar social, políticas públicas, proteção social, sistemas de saúde pelo mundo e o que é o SUS e seus princípios. Já o artigo falava sobre a origem e os tipos de proteção social. Na aula, discutimos sobre os disparadores e formamos algumas conclusões sobre os temas tratados neles.
Estado de bem-estar social é a ideia de que o governo deva providenciar o bem estar da população, independente do modelo econômico adota na economia. Assim, a população estaria assistida com saúde, segurança e escolaridade. No caso da aula, focamos no bem-estar direcionado a saúde. discutimos a importância do bem-estar e qual seu conceito na integra, e chegamos a conclusão que bem-estar é o estado de saúde, mental e física da pessoa, onde esta tem seus direitos e deveres supridos e pode viver com dignidade e conforto.
Proteção social, são políticas públicas que trazem benefícios para pessoas que estão em situações de risco e não podem atingir seu bem-estar de maneira autônoma. A proteção social serve como meio de aplicar a equidade nas pessoas, para que aquelas em situações mais desfavoráveis possam desfrutar dos mesmo direitos que as pessoas que não estão em situações emergenciais. A importância da proteção social é a de garantir o acesso igualitário ao bem estar social de toda a população.
E por fim, o SUS possui alguns princípios importantes que definem sua função e importância na sociedade. Os princípios principais do SUS são 3, equidade, universalidade e integralidade. A Equidade tem como características prestar um atendimento desigual e hierárquico em questão de urgência e necessidade de acesso aos serviços, além da dificuldade de acesso a esses, para que todos tenham um acesso igualitário a saúde e ao bem-estar. A universalidade prega que o SUS é para todas as pessoas, e qualquer um pode ter acesso e será atendido pelo sistema de saúde, inclusive qualquer estrangeiro que esteja em solo brasileiro. Ja a integralidade do SUS prega que seja um sistema que funcione integralmente, com regras e ideias unidas, frente a um único sistema que rege todo o território brasileiro. Apesar de cada região ter suas prioridade e organização própria, as regras gerais e princípios do SUS devem ser seguidas por todos, inclusive as informações do SUS devem estar todas integradas.
Após essa aula e discussão, fomos incumbidos de um trabalho enorme, antes de um feriado, junto a uma SP de tutoria enorme, mas bem, como alunos temos 0 direito a opinião e reclamação frente as regras ditatoriais e cruéis da anima, então somente aceitamos o destino que nos foi imposto. No trabalho, fizemos um sorteio para decidir quais países cada grupo iria fazer uma pesquisa sobre os sistemas de saúdes existentes em cada um deles e fazer uma comparação com o sistema de saúde existente no Brasil.
Nosso grupo foi sorteado com os Estados Unidos da América, e nois foi solicitados trazer as seguintes informações e fazer uma apresentação sobre:
Características do país Regime político
Indicadores socioeconômicos: População total
Proporção entre homens e mulheres
Proporção de idosos
Situação de saúde da população (perfil de morbimortalidade)
Taxa de mortalidade geral
principais causas de mortalidade
Taxa de mortalidade infantil
Expectativa de vida
Gastos em saúde
Papel dos municípios e províncias/estados na organização do sistema de saúde
Porta de entrada preferencial do sistema de saúde
E realizada a pesquisa dessas informações, ficamos responsáveis em compara-las com o sistema de saúde do Brasil em relação à:
Sistema de saúde
O direito à saúde na legislação do país
Universalidade
Integralidade
Equidade
Regionalização
Financiamento (impostos-universal, seguro ou misto)
Descentralização
Controle Social
Seguridade Social
Proteção Social produzida pelo Estado
No grupo montou uma apresentação em slides que resume um pouco nossa pesquisa:
Os outros dois grupos falaram um pouco sobre o Canadá e o Reino Unido e seus sistemas de saúde. Que são bem parecidos entre si, apesar de o Canadá possuir uma descentralização maior em seu sistema de saúde. As principais diferenças entre os dois são: O sistema de saúde do Reino Unido é gratuito enquanto o do Canadá é financiado pelo governo, o sistema de saúde do Canadá é separado por províncias e o do Reino Unido é unificado e o sistema de saúde do Canadá é supervisionado e organizado por província, enquanto o Reino Unido possui um departamento para supervisionar.
Essas foram uma das aulas que menos gostei para ser sincero. Achei o tempo muito curto para fazer um trabalho, principalmente por que foi solicitado na véspera de um feriado. Tínhamos outros trabalhos para fazer de outras disciplinas e sempre temos que atualizar o portfólio, então ficou muito pesado para realização do trabalho e eu senti que sua qualidade poderia ter sido melhor. De qualquer maneira, é uma critica ao cronograma e ao sistema PBL em si e não à professora, esta que conduziu a aula muito bem!