Todo semestre, realizamos 3 atendimentos simulados nos consultórios apropriados dentro da UniBH. Este semestre, eu realizei o primeiro atendimento, do Bernardo. Aqui estão o SOAP realizado para o paciente:

 
Bernard, 2 meses de idade, compareceu à consulta acompanhado da mãe. Mãe relata que o filho está amarelado há 3 dias , mãe relata medo de aplicar as vacinas

S:

Paciente nasceu de parto normal, pré-natal realizado corretamente. 1º gestação (26 anos). Gestação sem intercorrências, parto a termo (39 semanas). Paciente em aleitamento exclusivo. Rede de apoio: Conjugue presente - Pai da criança fumante, mãe alega que ela e o paiu do paciente não possuem doenças hereditárias ou cardíaco. Principal cuidado: Mãe. Mãe alega que o paciente possui sono adequado. Paciente sem alergias, sem uso de telas e medicamentos. Mãe alega fezes e urina normais. Cartão de vacina em dia, vacina de 2 meses na data de serem aplicadas.

O: 

Estado geral do RN: dentro do esperado, corado, hidratado, s/ lesões aparentes, oroscopia, olhos, mucosas e fontanelas normais. Reflexos testados presentes (moro, marcha, busca, pressão plantar/palmar, babinski, galant, sucção). Manobra de ortolane: ok. Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas normais, ausculta pulmonar: sem ruídos, ausculta abdominal: sem ruídos. Exame físico do abdômem: normal. Umbigo cicatrizado sem coito umbilical. Avaliação da genitália: dentro do esperado.

 * Antropometria:

   * Peso: 13,800 kg

   * Altura: 54 cm

   * IMC: 16,46 kg/m²

   * PC: 40 cm

   * FR: 49 r.m

   * FC: 123 bpm

   * T°: 36,5°C

A: 

Paciente saudável desenvolvimento dentro do esperado.

P: 

Mãe orientada a continuar aleitamento exclusiva. Orientado ao pai não fumar próximo a criança. Orientada a respeito da importância da vacinação e a respeito da vacinação aos 2 meses de idade.

Na minha consulta, o professor elogiou algumas condutas e ressaltou alguns erros para prestar mais atenção e estudar mais para o próximo atendimento:

Eu não pedi peso e altura da criança ao nascer, não reforcei o sigilo médico, não explorei a rotina da criança, não explorei o comportamento dos pais como bebida e fumo, não explorei a forma como o bebê se alimenta e dorme. Foi me recomendado, também, estudar mais a manobra de Barlow e Ortolani, e realizar a ausculta do abdômen primeiro. Tomar cuidado com o uso da luva, retira-la após o exame, e tomar mais cuidado ao avaliar a altura. Por fim, orientar melhor e analisar melhor o desenvolvimento da criança.

Gostei muito do meu atendimento e, apesar dos erros, senti que aprendi muito e pude crescer na minha formação, meu professor foi excelente na avaliação e orientação final.