Nesta aula, realizamos um atendimento com paciente ator, a minha colega Letícia realizou o atendimento, enquanto eu e o meu colega Pedro ficamos observando. No final do atendimento, demos nosso retorno do que achamos do atendimento da Letícia, os acertos e melhorias e se gostaríamos de acrescentar algo. Por fim, discutimos com a professora quais pontos fora bons e quais poderiam ser melhor e fomos para o laboratório realizar uma atividade em grupo.
1- Assistir a um vídeo no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=n0tkUL5JWKI
2- a) "No atendimento, a médica utilizou a ferramenta do método clínico centrado na pessoa e o mnemônico SIFE? Quais dados da anamnese ela conseguiu coletar? "
R: A médica não utilizou o método clínico centrado na pessoa, inclusive, o atendimento foi 100% direcionado a doença e não ao paciente em si. Ela conseguiu coletar alguns dados clínicos, como o que o paciente estava sentindo e o motivo de ter ido la. Porém ela não foi capaz de extrair maiores informações
b) "Quais outras perguntas poderiam ser feitas para que a anamnese fosse completa? "
R: A medica poderia ter perguntado: Nome do paciente, idade, profissão, estado civil, se tem filhos, rotina, sedentário ou não, historia socioeconômica, tempo em que a situação atual incomoda, hábitos de vida, histórico familiar sobre o que vem sentindo e sobre doenças, se já tem alguma doença previa, historia pregressa, se faz acompanhamento de algum outro problema de saudade, se já teve esse problema anteriormente.
c) "Descreva as reações não verbais e como você as interpretou. Reflita com seus colegas as possíveis diferenças na interpretação. "
R:Cara de espanto, paciente incomodado e sem graça no consultório.
d)"Quais reações verbais lhe chamaram mais a atenção? Como você as interpretou? "
R: Tentativa de apresentar com o medico, porem o medico reponde de forma grossa. Já apressadamente o medico o pede para assentar. A medica deixou claro que aquele paciente era so mais ‘um’, pressa para atende-lo e sem carinho com ele.
e) "Como você conduziria este atendimento? Quais ações seriam diferentes? "
R: Primeiramente, iria me apresentar. Após a apresentação, iria pergunta-lo o que o trazia ali.. O que estava sentindo. Há quanto tempo. Perguntaria mais sobre o paciente, sobre a vida dele. Após os esclarecimentos tanto da queixa e da vida dele, ai sim, iria examina-lo.
Após identificar que realmente existe um tumor, iria tentar conduzir de uma forma mais HUMANA, e dizer o diagnostico de forma mais acolhedora, dizendo que ainda seria necessário mais exames e gostaria de transparecer um medico que estaria ao lado dele, para auxilia-lo nesse doença.
3- Considere a seguinte situação hipotética:
''A médica do atendimento é excelente profissional, muito
conceituada em sua área de atuação. Muitos pacientes procuram
por seu atendimento, e nunca houve nenhum tipo de reclamação
formal sobre sua pessoa ou seu atendimento. Ela tem passado por
um momento difícil com a saúde de seu pai, que se encontra em
casa muito debilitado.
Aos senhores diretores do hospital,
Em atendimento com a médica otorrinolaringologista, fiquei
admirado com tanto descaso e falta de empatia. Como dar um
possível diagnóstico tão cruel da forma que foi feita? Solicito
que a mesma seja punida. Espero ser atendido para continuar
trabalhando neste local.''
a) "Como você agiria para contornar a situação apresentada? "
R: Iria ter uma conversa com a médica, e tentar explicar para o paciente a situação impar e dizer que medidas cabíveis foram realizadas para corrigir o feito.
b) "Descreva quais seriam suas ações e qual resposta escreveria ao SAC do médico. "
R: Minha ação seria demonstrar que o hospital se preocupa com o paciente e tentar tranquiliza-lo frente ao ocorrido e escreveria a seguinte mensagem para ele:
"Olá Jack, tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo seu feedback, saiba que e muito importante para nos. Sinto muito pelo o ocorrido. A doutora vem passando por um momento particular muito delicado e nos da diretoria, ficamos cientes há pouco tempo. Saiba que as devidas medidas estão sendo tomadas, para que isso não ocorra com você e com mais nenhum outro paciente, pois nosso hospital, preza pelo atendimento humanizado e eficaz. Sempre que precisar estaremos aqui por você.
Att,
Diretoria"
Resenha do vídeo
R:
Podemos ver no vídeo, uma comunidade em busca de melhorias nos serviços de saúde local. Existem pontos positivos nas atitudes da comunidade, eles são: a iniciativa de educar sobre qual é o papel de cada profissional da saúde e o compromisso coletivo com a melhoria dos sistemas de saúde locais. Porém também existem pontos não assertivos, que são: a falha na comunicação e a desorganização nos serviços dos agentes de saúde. É de extrema importância enfatizar o médico sobre como a empatia e a comunicação clara com a equipe pode melhorar o ambiente de trabalho deles, essa atitude pode uma melhor relação entre eles e melhorar o atendimento fornecido pelo médico, uma vez que a organização e melhor disposição da equipe geram Melhor eficiência. Poderíamos também sugerir para a enfermeira ser mais proativa nas resoluções de problemas simples para agilizar o atendimento geral e auxiliar a produtividade da unidade de saúde. É importante também destacar ao agente comunitário a necessidade de manter a comunidade informada sobre as decisões, mudanças e projetos que estão sendo feitos em relação a UBS e ao sistema de saúde local em geral. Seria importante também organizar uma reunião com os agentes de saúdes, sejam eles médicos, enfermeiros ou agentes comunitários, para discutir os papéis e responsabilidades de cada um deles, o objetivo seria promover um ambiente de contribuição mútua, um atendimento de melhor qualidade e agilidade e uma melhora na organização.
3 Pontos positivos sobre mim:
Consigo resolver problemas complexos com criatividade e rapidez
Tenho facilidade em aprender com instruções e visualização da atividade em prática
Tenho facilidade com computação e tecnologias novas
3 Pontos a melhorar sobre mim:
Tenho habito de procrastinar e a não concluir atividades
Tenho dificuldade em manter a atenção em atividades muito longas e repetitivas
Tenho a incrível habilidade de criticar tudo aquilo que me oferecem como "obrigatório" por exemplo, a necessidade de realizar este maldito portfólio, devido a isso, acabo me colocando em situações difíceis e constrangedoras.