Essa aula de laboratório, eu costumava dividi-la por SP, da mesma maneira que eu faço com a Tutoria, porém, acredito que seja mais cômodo para a leitura e síntese do portifólio, realizar somente 1 cessão para cada ciclo (D1 e D2). Sendo assim, irei elaborar um resumo do que eu absorvi nessas aulas, as partes que acho importante, as partes que acho que podem melhorar e dar uma conclusão sobre as aulas em geral (medlab e morfo).
Toda aula, somos divididos em duas "partes", uma parte da turma tem aula primeiro no laboratório morfofuncional e a outra parte no medLab. Eu faço parte da turma que começa a aula no MedLab com a professora Dani, que inclusive é excelente professora e foi minha preceptora no semestre passado. Acho interessante essa divisão, visto que a turma fica menor e realizar as atividades ficam melhor. Porém também acho que são 2 aulas meio "sem sentido". A gente faz uma "revisão" que poderia ter sido feita online ou por video gravado e depois realizamos algumas atividades que também poderiam ser feitas de maneira virtual (não presencial). Acredito que essas aulas acrescentem pouco para mim, em comparação a aula de TBL, por exemplo, visto que muitas vezes passo essas aulas fazendo outras coisas, que não seja o conteúdo da aula (resolver problemas pessoas, estudar para outras matérias, conversar no whatssapp, e até mesmo jogar). Também fiquei chateado com algumas coisas previstas para que essas aulas fiquem mais interessantes, como a atividade de ultrassom que estava descrita para ser realizada no roteiro, mas não foi feita devido a "falta de treinamento dos docentes" e "não existir o equipamento disponível".
Bem, na aula de MedLab, vimos um pouco sobre a composição sanguínea, as células, porcentagens esperadas a ser encontradas no plasma sanguíneo, osmolaridade, células do sistema nervoso, sua composição, vimos um pouco sobre PH, temperatura, homeostase, analise de alguns parâmetros de exames laboratoriais, pressão sanguínea, realizamos alguns experimentos práticos (que é a parte que mais gosto) onde tínhamos que testar a pressão em relação a circunferência e tamanho do local onde o líquido passa e a viscosidade do líquido, estudamos um pouco sobre anatomia das células do pulmão e componentes do sistema respiratório, analisamos casos clínicos, composição e morfologia das células do sistema urinário, morfologia e composição do sistema linfático e células sanguíneas componentes do sistema de defesa do organismo.
Já na aula de Lab Morfofuncional, o conteúdo foi bem parecido, porém focado na parte macro anatômica dos sistemas, como anatomias de pulmão, rim, fígado, sistema linfático, etc... E na observação de lâminas, por meio do microscopia que é possível acessar pelo HistologyGuide, que é um site onde você possui a capacidade de observar vários cortes de tecidos com um microscópio online, não é a mesma coisa que uma observação ao vivo, mas ja é algo... Essa parte da aula é a que eu menos gosto, e a que eu sempre sinto que menos me acrescenta e que não faria diferença alguma tê-la presencial ou online...
Como conclusão, quero deixar claro que gosto muito dos docentes que aplicam as aulas, acredito que o método utilizado que deixa um pouco a desejar. As vezes essas aulas poderia ser divididas em 2 SPs e ser aplicada hibrida, uma semana reunimos em grupo para fazer algum trabalho ou questões sobre o tema (5 questão dividido por 5 grupos de cada SP por exemplo) e na semana seguinte os grupos apresentavam as respostas, de forma explicada para o restante da sala. As professoras então, tirariam as dúvidas e davam uma conclusão. Acredito que assim a aula renderia bem mais e os alunos conseguiriam aprender bem mais com a aula.