Método Científico
Na aula de hoje, recebemos um material prévio para estudo em casa, o qual falava sobre metodologia científica. No material, lemos um artigo científico : "MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS", o artigo falava sobre como funcionava um método científico, sua história (de onde veio e como foi criado), sua importância e seu uso atual.
Durante a aula, a professor nos passou algumas questões para respondermos, primeiramente individual e posteriormente em dupla. O interessante dessas perguntas foi que as repostas divergiram muito na sala, mostrando que compreender a metodologia científica e o que significa ser um cientista que segue os métodos científicos não é tão simples quanto parece. Algumas perguntas geraram muitas dúvidas e a professora nos explicou cada uma das respostas, o por quê de estarem certas ou erradas. Acho importante destacar aqui a metodologia científica:
O método científico é um conjunto de etapas, ordenadamente organizadas para serem utilizadas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar determinado fim. Na ciência, os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam o pensamento e a forma de proceder do cientista na busca de atingir objetivos preestabelecidos. (LEÃO,2017)
Etapas do Método Científico:
Considerando que o método científico é a teoria da investigação, o conceito moderno do método (independentemente do tipo) alcança seus objetivos quando cumpre ou se propõe cumprir as seguintes etapas (MARCONI; LAKATOS, 2019):
• Descobrimento do problema ou lacuna num conjunto de conhecimentos. Se o problema não estiver enunciado com clareza, passa-se à etapa seguinte; se o estiver, passa-se à subsequente;
• Colocação precisa do problema ou ainda recolocação de um velho problema à luz de novos conhecimentos (empíricos ou teóricos, substantivos ou metodológicos);
• Procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes do problema (por exemplo, dados empíricos, teorias, aparelhos de medição, técnica de medição). Ou seja, exame do conhecido para tentar resolver o problema;
• Tentativa de solução do problema com auxílio dos meios identificados. Se a tentativa resultar inútil, passa-se para a etapa seguinte; em caso contrário, à subsequente;
• Invenção de novas ideias (hipóteses, teorias ou técnicas) ou produção de novos dados empíricos que prometam resolver o problema;
Obtenção de uma solução (exata ou aproximada) do problema com auxílio do instrumental conceitual ou empírico disponível;
• Investigação das consequências da solução obtida. Em se tratando de uma teoria, é a busca de prognósticos que possam ser feitos com seu auxílio. Em se tratando de novos dados, é o exame das consequências que possam ter para as teorias relevantes;
• Prova (comprovação) da solução: confronto da solução com a totalidade das teorias e das informações empíricas pertinente. Se o resultado é satisfatório, a pesquisa é dada como concluída, até novo aviso. Do contrário, passa-se para a etapa seguinte;
• Correção das hipóteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta. Esse é, naturalmente, o começo de um novo ciclo de investigação.
Objetivos do Método Científico:
O método científico visa cumprir quatro objetivos: descrição, previsão, explicação e aplicação (SHAUGHNESSY; B. ZECHMEISTER; S. ZECHMESITER, 2012)
• Descrição: os pesquisadores definem, classificam, catalogam ou categorizam situações e relações para descrever processos mentais e comportamentos.
• Previsão: quando os pesquisadores identificam correlações entre variáveis, eles conseguem prever processos mentais e comportamentos.
• Explicação: os pesquisadores entendem um fenômeno quando conseguem identificar a causa.
• Aplicação: os pesquisadores aplicam o seu conhecimento e métodos de pesquisa para mudar as vidas das pessoas para melhor.
Esse texto foi utilizado para responder a 6ª QA da tutoria SP1.1 e as fontes estão descritas lá.