Nesta aula, realizamos um atendimento com paciente ator, o meu colega Pedro realizou o atendimento, enquanto eu e o minha colega Letícia ficamos observando. No final do atendimento, demos nosso retorno do que achamos do atendimento do Pedro, os acertos e melhorias e se gostaríamos de acrescentar algo. Por fim, discutimos com a professora quais pontos fora bons e quais poderiam ser melhor e fomos para o laboratório realizar uma atividade em grupo.
Na primeira atividade, tivemos que ler um receituário médico e tentar decifrar quais eram as palavras contidas nele. Após identificar as palavras, tivemos que falar quais os itens obrigatórios para elaborar uma prescrição médica. E no fim, chegamos a conclusão que uma receita médica deve sempre ser legível e apresentar todos os dados que são necessários. Como local, data, nome do médico e CRP, além da posologia correta. Porém, para o médico do caso, não haverá maiores punições por ter escrito uma receita ilegível. Isto se dá pelo fato de que existe uma negligência frente a este tipo de atitude por parte do conselho de medicina.
Para auxiliar a Senhora Paloma, existem alguns meios disponíveis. Um deles seria a inclusão da Paloma no sistema da UBS de atendimento familiar, e um agente iria sempre manter os medicamentos dela separados. Outra solução seria pedir para a senhora Paloma levar os remédios para que o médico possa realizar a separação ele mesmo. Seria importante que o médico ou agente da saúde ajuste o despertador da Senhora Paloma para auxiliar a saber as horas de tomar os remédios. Podendo escrever as horas perto dos remédios separados.
Em casos semelhantes, mas com problema diferentes que podem levar a dificuldade do entendimento do paciente da receita médica, é possível realizar uma gravação no celular do paciente descrevendo a maneira correta e a posologia do medicamento. A receita serviria somente para a compra do medicamento na farmácia.
Eu acredito que um roteiro de anamnese seja um ponto negativo para o atendimento ao paciente. Acredito que o importante é buscar conseguir os dados principais como: Queixa principal, identificação e história da moléstia atual. Ao adquirir tais informações, podemos também conseguir do paciente, histórico médico, histórico familiar, rotina, hábitos de vida, hábitos fisiológicos, e quaisquer outras informações a mais que você puder conseguir do paciente sobre ele, a vida dele e as relações que este possui. Roteirizar isso pode acabar afetando a qualidade do seu atendimento.