Nesta aula, realizamos um atendimento com paciente ator, fiquei responsável por atender o Gregório Serrão. Casado a 7 anos, 40 anos de idade. Compareceu com queixa de que estava sentindo dores na nuca e que havia aferido a pressão algumas vezes e havia encontrado valores próximos de 14/9 segundo paciente. Relatou que pais eram hipertensos. Possuía o hábito de beber aos finais de semana, era sedentário, dormia mal a noite. Ao aferir sua pressão, encontrei o valor de 125/82. Peso de 64,7 quilos e 1,73 metros de altura. Não apresentava febre. O IMC era 21,61 que é considerado um IMC ideal. Sua circunferência abdominal estava dentro dos parâmetros normais (72cm), frequência respiratória de 14 respirações por minuto e batimentos cardíacos de 58 BPM que são parâmetros normais. No final, orientei para que o paciente melhorasse os hábitos e tentasse criar uma rotina mais saudável tentando acrescentar exercícios físicos e dormindo noites de sono melhores. Este me disse que teria dificuldade em seguir pois a rotina no trabalho estava intensa devido a uma promoção recente.
Por fim, finalizei o atendimento e a professora veio nos dar seu feedback. Ela ressaltou meus pontos positivos no atendimento e destacou alguns erros: Esqueci de passar o IMC para o paciente, Lembrar de perguntar o Histórico familiar, História pregressa da doença e se possui alergia e se ja realizou alguma cirurgia. Lembrar também de perguntar se faz uso de algum medicamento e organizar melhor a ordem das perguntas como deixar para perguntar os hábitos no final. Por fim, gostei muito de atender o paciente, sempre me sinto confortável fazendo essa matéria. É um pouco confuso tentar abranger tudo na primeira anamnese mas tenho certeza que com o tempo estarei conseguindo exercer com proficiência o atendimento.
No segundo momento da aula, fomos para a sala realizar o roteiro que foi disponibilizado para nós:
Na primeira atividade, tivemos que realizar um atendimento com nosso colega do trio, como no meu caso é uma dupla, eu e o Pedro realizamos o atendimento um no outro. Precisamos coletar todos os dados e realizar a seguinte coleta de dados antropométricos: temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória (essa foi dificil, uma vez que nós 2 sabíamos que teríamos que coleta-la), pressão arterial, avaliação da dor. Não senti dificuldades em realizar essa tarefa.
Na segunda atividade, teríamos que realizar uma medição dos dados do colega depois de uma atividade física proposta pelo roteiro, porém não quis realiza-la. Em seguida era para ter respondido 4 perguntas em relação aos dados coletados, a) quais os parâmetros normais de sinais vitais para adultos descritos na literatura. RE: PA: 120/80, temperatura: entre 36,5 e 37,2, FR: entre 14 e 20 r/m em repouso. b) até qual valor os sinais vitais podem alcançar durante atividade física? RE: PA: a sistólica pode aumentar até no máximo 200mg. BPM: 220- a idade em anos. temperatura: até 38Cº e FR até 50 RPM. c) durante a atividade física podemos observar a dor do paciente, dificuldade em realizar a atividade em relação a força, flexibilidade e coordenação e sudorese. d) vários hábitos de vida podem influenciar uma melhora dos sinais vitais, como: melhor alimentação, prática constante de atividade física, melhora do sono e acompanhamento médico frequente para sempre estar observando seus parâmetros.
Nesta ultima atividade realizamos medições dos sinais vitais como PA, BPM, FR nos bonecos (manequins). No início encontrei um pouco de dificuldade em realizar a medição do pulso nos bonecos, mas logo consegui entender como encontrar mais facilmente a pulsação. Achei a atividade interessante porém muito diferente da realidade que encontramos nas UBS's.