Nessa oficina de trabalho, tive um certo problema para fazer parte dela. Estive doente por quase 2 semanas e tive que faltar a faculdade por quase esse tempo todo. Então acabei não comparecendo a aula, por coincidência, foi na mesma aula que nossa professora não pode comparecer também, então acabei não conhecendo a professora substituta e não pude discutir com ela e com a turma o tema tratado. Minha colega, Arthemia, me informou que teve uma atividade para fazer, também um grupo, mas que não era necessário apresentar, somente responder algumas QA's que foram feitas em sala e postar no portifólio. Irei postar nossas respostas aqui. Ela me explicou também um pouco do tema tratado na sala.
QA's:
1- O que é modelo de atenção à saúde?
2- O que é UBS e sua importância para atenção?
3- O que é Abordagem familiar?
4- Qual a importância do genograma e do ecomapa? (p/ uma abordagem familiar)
5- Quais tipos de família e a importância para a AF?
1. É uma dada forma de combinar técnicas e tecnologias para resolver problemas de saúde e atender necessidades de saúde individuais e coletivas. É uma maneira de organizar os meios de trabalho (saberes e instrumentos) utilizados nas práticas ou processos de trabalho em saúde.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4446701/mod_resource/content/2/Modelos%20de%20Atencao%20a%20Saude%20no%20Brasil_nov_3_11_20h%20%281%29.pdf#:~:text=Modelos%20de%20aten%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20sa%C3%BAde%20s%C3%A3o%20combina%C3%A7%C3%B5es%20tecnol%C3%B3gicas%20estruturadas%20para,ou%20Page%204%204%20coletivas.
2. As UBSs são a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) e onde se inicia o cuidado com a saúde da população. Elas são verdadeiros pilares do atendimento primário, fornecendo serviços essenciais e de qualidade aos usuários. O principal objetivo de uma UBS é acompanhar o cidadão no fomento à saúde e à prevenção de doenças ou de complicações de doenças já existentes. As Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar, além de contar uma equipe multiprofissional e integrada.
https://www.saude.df.gov.br/web/guest/w/unidade-b%C3%A1sica-de-sa%C3%BAde-um-pilar-essencial-da-aten%C3%A7%C3%A3o-prim%C3%A1ria#:~:text=As%20Unidades%20B%C3%A1sicas%20de%20Sa%C3%BAde,com%20a%20sa%C3%BAde%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o.
3. Conhecer a estrutura da família, sua composição, funções, papéis e como os membros se organizam e interagem entre si e com o ambiente. Sendo assim, a abordagem familiar é vital para o planejamento do cuidado, facilitando medidas preventivas e auxiliando as famílias nas suas necessidades de comunicação.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5464546/mod_resource/content/0/Abordagem%20Familiar_Dias%20RB_Guimaraes%20FG%20%282%29.pdf
4. Proposto por Bowen (1978), o genograma é a representação gráfica da família, agrupando num mesmo esquema, os membros dessa família, as relações que os unem, a qualidade da relação e as informações médicas e psicossociais que se ligam. Permite assim uma visualização do processo de adoecer, facilitando o plano terapêutico e permitindo à família uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento de suas patologias.
O genograma identifica a estrutura da família e seu padrão de relação, nos ajuda a demonstrar esquematicamente problemas biomédicos, genéticos, comportamentais e sociais que envolvem a família estudada. É um método indicado para avaliação de risco, prevenção, problemas diferenciados e avaliação do problema familiar. O instrumento, também pode ser usado como fator educativo, permitindo ao paciente e sua família ter a noção das repetições dos processos que vem ocorrendo e em como estes se repetem.
O ecomapa é um diagrama das relações entre a família e a comunidade e ajuda a avaliar os apoios e suportes disponíveis e sua utilização pela família. Deve ser utilizado principalmente quando uma família que tem poucas conexões com a comunidade e entre seus membros necessita maior investimento da equipe para melhorar seu bem estar.
O Ecomapa, portanto, é um instrumento de trabalho de «leitura» quase imediata e de fácil entendimento, quer pelos profissionais, quer pela família. Representa a família no seu meio e a qualidade das relações com esse mesmo meio. Pode ser aplicado por diferentes técnicos da equipe de saúde e serve fundamentalmente para suportar o tipo de intervenções que a família necessita em determinada fase do seu desenvolvimento.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5464546/mod_resource/content/0/Abordagem%20Familiar_Dias%20RB_Guimaraes%20FG%20%282%29.pdf
5. 1. Nuclear: Formada por pais e filhos (até o casamento e constituição de nova família) ou novos casais. 2. Extensiva: Formada por mais de uma geração, podendo ter vínculos colaterais 3. Unitária: Pessoa que vive sozinha e não tem laços familiares. 4. Monoparental: Constituída por um dos pais biológicos e os filhos (independente dos vínculos externos ao núcleo). 5. Homoafetiva: Família nuclear composta por casal homoafetivo. 6. Reconstituída: Família que passou a ter nova configuração após ruptura anterior, como em caso de segundo casamento. 7. Instituição: Instituto que possui a função de criar e desenvolver afetivamente a criança/adolescente ou ser o lar do idoso. 8. Famílias com constituição funcional: Pessoas que moram juntas e desempenham funções parentais em relação à criança ou adolescente.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5464546/mod_resource/content/0/Abordagem%20Familiar_Dias%20RB_Guimaraes%20FG%20%282%29.pdf